segunda-feira, 12 de novembro de 2012

[Entrevista] Prof. Dr. Olexandr Zhydenko

Entrevista na íntegra com o professor Dr. Olexandr Zhydenko vindo de Dnipropetrovsk - Ucrânia para o Brasil. Veio fazer doutorado em Física pela IFUSP Universidade de São Paulo.


Entrevista:







Ressaltamos os pontos principais da entrevista:

"Na verdade eu não tinha nenhuma expectativa nem sabia muito sobre São
Paulo, sobre o Brasil, foi um grupo de pesquisa que estava estudando a mesma
coisa que eu. Eu cheguei pra fazer doutorado e fiquei aqui. Não sei dizer sobre
expectativas."

"(São Paulo) É uma cidade grande, na verdade tenho até problemas por causa
disso, tudo é muito longe, mas uma coisa atraente aqui eu não sei. (...) eu gosto
muito do clima de São Paulo (...) da comida daqui, do estilo de vida."

"Eu acho que a coisa fraca que tem aqui é que você não pode encontrar tal
diversidade das coisas, comidas, roupas. Pra mim parece que aqui no Brasil os
consumidores compram só o que eles se acostumaram a comprar e não querem
ter muita escolha. Comparando com outros países, a escolha é muito limitada.
(...) Por exemplo eu me acostumei a tomar um chá da Índia, mas no Brasil todo
mundo bebe só café e pronto, você não consegue encontrar chá da Índia. (...) Em
São Paulo tem mais escolhas justamente por ser uma cidade grande, na verdade
eu sei que tem gente que encontrou o chá da Índia, mas é muito caro. "

"Houve mudanças (na vinda para o Brasil) mas não só por causa do Brasil. Eu
mudei várias coisas porque lá na Ucrânia estava morando com família e cheguei
aqui sozinho, tive que aprender como morar sozinho. Não posso dizer qual parte
foi por causa do Brasil e qual parte foi por causa da mudança (saída de casa)."

"Eu tentava estudar português um pouco antes de vir pra cá, mas aprendi
mesmo aqui no Brasil (...) Comparando com inglês por exemplo eu achov que
aprendi português bem mais rápido e já sei falar português melhor do que
inglês, mas isso porque já tenho que conversar com as pessoas, simplesmente
para sobreviver aqui. (...) mas tem coisas complicadas na língua, pra mim em
particular (...) coisas que ainda não aprendi bem."

"O que me surpreendeu foram as pessoas, que são muito amigáveis, são muito
abertas, eu nunca soube que isso era possível. Isso foi a minha maior surpresa.
(...) Não sei dizer ao certo pois não tinha muitas expectativas antes de vir para
cá. É claro que tem muitas coisas diferentes mas não sei se pra mim foi difícil se
adaptar pois não tenho outra comparação, como me mudei apenas para o Brasil,
talvez foi fácil, talvez não."


Nenhum comentário:

Postar um comentário